Laticínio Santa Bárbara

Localizado na rodovia SC 135, km 205, interior do município de Lacerdópolis, iniciou suas atividades em março de 2005, com o objetivo de beneficiar leite para a industrialização desta matéria prima em queijo.

Inicialmente eram fabricados somente os queijos tipo Prato e Minas, processados a partir de 300 litros de leite/dia, que resultavam em 33 quilos do produto. Após cinco meses de funcionamento, a produção passou de 300 para mil litros de leite diários. A empresa contava apenas com quatro colaboradores e os próprios sócios e fundadores desempenhavam as atividades. Foi também neste ano que dois produtos novos começaram a serem produzidos pela Santa Bárbara, o queijo Minas Temperado e a Ricota.

Através de um rígido controle de qualidade e boas práticas de fabricação, monitoradas e auditadas, a cada ano o laticínio tem um aumento considerável de seus números.

Atualmente a empresa conta com 30 colaboradores entre os setores administrativo, comercial e de produção. A produção passou para 14 mil litros de leite/dia, resultando em 1.500 quilos do produto. Também está sendo feita a ampliação da fábrica, a inclusão de outros produtos com nova marca e embalagens, tudo dentro de uma cadeia produtiva sustentável.

Educar para crescer

servicos_1_imagem_pBuscar a qualificação profissional e o crescimento intelectual dos colaboradores, sempre foi um dos pilares do Laticínio Santa Bárbara. Pensando nesses valores, a empresa vem desenvolvendo com seus colaboradores, o projeto “Educar para Crescer”, possibilitando o acesso a programas de capacitação promovidos em parceria com o SESI/SC, entidade da FIESC.
Projeto esse que rendeu frutos, entre eles, a conquista do Prêmio “FIESC A Indústria pela Educação”, promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Produza bem

Buservicos_2_imagem_pscando uma maior qualidade do leite comprado de produtores rurais da região, o Laticínio Santa Bárbara está desenvolvendo o programa Produza Bem.
O programa tem como principal objetivo monitorar o leite e classificá-lo a partir de dados pré estabelecidos pela empresa. Alcançando as metas, o produtor agrega valor na venda do litro de produto.